Especialidades Médicas

· 3 min read
Especialidades Médicas

Embora a maioria das pessoas acredite se tratar  do mesmo profissional, são duas atuações distintas. Portanto, atém-se aos conhecimentos básicos desenvolvidos na faculdade de Medicina. Uma das portas de entrada do paciente não cirúrgico, a Clínica Médica é uma especialidade ainda recente da Medicina e tem como maior diferencial tratar o paciente como um todo, não apenas cuidado de órgãos e problemas específicos. Exame que permite visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos.

  • O especialista acaba aprendendo de tudo um pouco e vai ter uma visão ampla do paciente, atuando no combate de doenças de baixa e alta complexidade.
  • Exame que permite visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos.
  • É a especialidade que diagnostica e trata doenças que afetam o cérebro, medula, nervos e músculos.
  • Vale lembrar que, para se tornar um clínico geral é preciso fazer a prova de residência em Clínica Médica ou a pós-graduação em medicina interna.



Não é obrigatório tornar-se um especialista, no entanto, devido à competitividade do mercado, os melhores cargos e empregos exigem a comprovação da especialidade. Além disso, de maneira geral, médicos especialistas são mais remunerados e reconhecidos. E para quem quiser atuar no servidor público, a Clínica Médica é a especialidade com mais vagas em concursos, já que suas ações podem ser em vários setores dos serviços de saúde. Além do serviço civil, os clínicos, portanto, são parte do corpo de saúde de bombeiros, polícia militar e forças armadas. Por isso, muitos clínicos “fogem dos convênios”, onde o foco é atender muita gente em pouco tempo, e se dedicam à medicina privada, com consultas longas, sobre todos os aspectos de saúde da pessoa e sua família.

Prevenção


Isso é tão importante que duas universidades federais no Rio de Janeiro, a UFF e a UFRJ, possuem serviços vinculados à Clínica Médica cujo objetivo é o acompanhamento pré e pós-operatório. Nos Estados Unidos, a diferença entre medicina interna, medicina de família e emergencista sempre foi clara, sendo inclusive especialidades diferentes. No Brasil, toda essa vivência fazia parte do conteúdo da residência de clínica médica. Apenas nos últimos 20 anos que cresceu o movimento do médico de família e, nos últimos 5 anos, do emergencista. Mais do que isso, ele tem atuação importante na manutenção da saúde, prevenção de doenças e tratamentos em casos de condições crônicas, por exemplo.

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre As Áreas Da Medicina!


Área médica responsável pelas afecções encontradas na cabeça e no pescoço, obviamente, com necessidade de intervenção cirúrgica. Realiza investigação, acompanhamento e tratamento de doenças benignas e malignas, assim como cirurgias corretivas. É  rinoplastia volta redonda rj  especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras áreas clínicas.

Como Funciona A Residência Em Clínica Médica?



A residência em Clínica Médica é o período de estudos para se tornar um clínico geral, também conhecido como médico clínico ou médico internista. Ela tem um amplo campo de atuação, pois também é pré-requisito para a maioria das sub-especialidades clínicas. Dependendo de sua necessidade, o ideal é ter uma lista de todos os sintomas recentes e de casos anteriores de  doenças. O clínico médico irá analisar o seu histórico, sua propensão a certas doenças e concluir um panorama geral da sua saúde. Em todo caso, é aconselhável contar todos os sintomas que te incomodam, sejam eles relacionados ou não. A cardiologia pediátrica é uma área de atuação abrangente e tornou-se complexa em decorrência da melhoria dos tratamentos das cardiopatias congênitas.